ACOMPANHEM O MEU PROJECTO 365 E OPINEM

terça-feira, 31 de março de 2009

CORAGEM, DESESPERO ou COBARDIA?

Mais um fim-de-semana do Itinerário Espiritual Jovem.
Por entre equipas, directamente implicadas na proclamação da Palavra; malta nova, que busca algo mais do que um fim-de-semana fora de casa; pessoal de apoio “invisível”, que no anonimato perante os novos dão o seu contributo; equipa do encerramento; e pessoas que não podendo ajudar fisicamente dão o seu apoio espiritual; estiveram envolvidas certamente centenas de jovens e menos jovens.
Este IEJ marcou-me especialmente durante a visita ao CF, na Casa da Sagrada Família, em Mira.
Numa das paredes, de um dos corredores, estava um painel. Um painel que eu já vira tantas vezes em tantos lugares e para o qual sempre olhei com algum respeito tomando uma posição de certa forma não muito forte, mas já na dúvida entre “coragem ou desespero”… Era um daqueles painéis que retratam as várias formas de abortar.
Fiquei mal disposto ao vê-lo. Já tantas vezes tinha visto este e outros similares e nunca me tinham deixado tão maldisposto como desta vez…
A minha realidade agora é outra, sem dúvida bem diferente. Começo a ver tudo de forma diferente à minha volta ao viver este novo estado de espírito de ser pai.
Ao imaginar o ser cheio de vida que tenho nos braços, espera a nossa protecção indefeso, que chora incapaz de dizer onde dói, que sorri porque não consegue dizer a palavra desculpa…
Comovo-me e…
Costumo usar muitas vezes a expressão: “nunca digas nunca” ou “desta água não beberei”… Mas é-me muito difícil olhar aquelas imagens, ver aqueles retratos, e imaginar na cara do ser a face do meu filho sem ficar com uma bruta má disposição…
Há casos de más formações que os avanços da ciência permitem detectar; há casos de falta de controlo dos nossos comportamentos; há casos de alto desrespeito pela pessoa humana.
Fico na dúvida se este acto será um acto de Coragem, Desespero ou Cobardia.

Ainda estou a digerir esta má disposição…

Façam uma busca de imagens sobre o tema e digam alguma coisa… se conseguirem…
(Nota: Não estou a julgar as opções de ninguém. Estamos num país, cujas leis nos dão estas possibilidades. Esta é apenas a minha opinião na minha circunstância actual. Na altura oportuna voltarei a este tema.)

1 comentário:

Celinha 007 =) disse...

Sinto que a tua opinião é muito mais forte hoje porque tomaste uma posição, que foi decidires criar uma vida e trazê-la ao mundo. Já a realizaste e não te vês a fazer o oposto. No entanto há uma série de situações que levam pessoas a fazer completamente o contrário. Não as estou a desculpar. Estou simplesmente a constatar que existe o outro lado que temos que ouvir e depois dizer o que quer que seja. Eu não vi o tal cartaz nem sei o que poderia ter provocado em mim. Sei sim que devemos ser responsáveis pelos nossos actos, sejam eles quais forem. E sim, devemos evitar matar os inocentes em prol do nosso egoísmo. Mas deduzo que quem o faça, não o faça de ânimo leve e, quiçá, nunca mais se perdoe nesta vida... Mas obrigado por ficares enjoado. =) * Tens um filho lindo :D *

 

Web Page Hit Counters
Visitas à minha varanda